quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Publicado quinta-feira, fevereiro 08, 2018 por com 0 comentário

Como ver quem está usando seu Wifi

Uma das primeiras constatações que temos quando estão usando nossa rede wifi, é que a conexão fica lenta. E existem várias ferramentas para verificar as pessoas que estão usando sua rede, e muitos deles são simples e permite que você veja todos os dispositivos conectados à rede, além de outras informações, como: endereço de IP, nome do dispositivo,  fabricante e o MacAddress. A minha ferramenta preferida para analisar minha rede é o Fing, apesar que existem outros como o "Inspector Wifi" e o "Quem usa meu Wifi?". Nesse tutorial vamos nos focar apenas no Fing.



Com o seu celular conectado no seu wifi, baixe o aplicativo Fing na PlayStore ou pelo link abaixo e basta abrir normalmente o aplicativo, que ele já irá mostrar todos conectados na mesma rede que você.


E ao clicar em um deles é mostrado os detalhes, como endereço de IP, endereço MAC e a marca. E também tem algumas ferramentas disponíveis, como verificar os serviços ativos desse dispositivo, ping e a rota. Além disso, é possível nomear esse dispositivo e colocar uma descrição.



Através desse endereço MAC é possível bloquear a pessoa, porém isso pode ser feito apenas no seu roteador ou em um firewall, como o mikrotik. Porém, é mais rápido você apenas mudar a senha do seu wifi e não passar para ninguém. Para isso, você precisa saber o gateway do seu roteador (no nosso caso é o IP 192.168.1.1, e saber também usuário e a senha do seu roteador. Geralmente o usuário é admin e senha é admin.

Caso você queira realmente bloquear um usuário pelo seu android, é necessário ter feito root em seu aparelho e baixar o aplicativo WifiKill. Ele permite você desabilitar o wifi de um determinado IP. Para baixar, você pode entrar no site oficial ou baixar na PlayStore

Na segunda opção, minhas redes, é mostrado todas as redes disponíveis ao seu alcance. Ao clicar em uma rede dessas, é mostrado o endereço IP, endereço MAC, marca, etc.


Na opção ferramentas, existem é possível fazer um scan em qualquer IP seja dentro da rede ou fora da rede, para verificar os serviços, a velocidade do ping, traçar a rota daquele determinado IP, DNS e DNS inverso, Análise e localização do ISP, etc.


Fing é um ferramenta bem completa para analisar sua rede, descobrir várias informações sobre o roteador e sobre os usuários da rede, e por fim detectar intrusos no seu wifi.



      edit

0 comentários:

Postar um comentário